LEI ORDINÁRIA-EM nº 1.266, de 09 de dezembro de 2025

Identificação Básica

Norma Jurídica

LEI ORDINÁRIA

1266

2025

9 de Dezembro de 2025

Cria os cargos de Auditor da Receita Municipal e Técnico em Vigilância Sanitária, que passam a integrar o quadro de servidores municipais criado pela Lei 314/2009, e dá outras providências.

a A
Cria os cargos de Auditor da Receita Municipal e Técnico em Vigilância Sanitária, que passam a integrar o quadro de servidores municipais criado pela Lei 314/2009, e dá outras providências.”

    O Prefeito Municipal de Santa Lúcia, Estado do Paraná, faz saber que, a Câmara Municipal aprovará e ele sancionará a seguinte,
    L E I

      Art. 1º. 
      Cria os Cargos de Auditor da Receita Municipal e Técnico em Vigilância Sanitária, com Uma vaga para cada cargo, incluindo-os na Lei Municipal nº 314/2009 e atualiza o Anexo I (Quadro De Cargos De Provimento Efetivo), Anexo II (Organização das Carreiras por Classe) e Anexo IV (Atribuições), para atender a demanda dos serviços do Município.
        § 1º 
        Os requisitos e atribuições das vagas acrescidas, estão em anexo a esta Lei e passam a integrar os anexos da Lei Municipal n. 314/2009.
          Art. 2º. 
          Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a adotar as medidas necessárias para dar eficácia a presente Lei.
            Art. 3º. 
            As despesas resultantes da aplicação desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, suplementadas, nos termos da legislação em vigor.
              Art. 4º. 
              Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

                Gabinete do Prefeito Municipal de Santa Lúcia, Estado do Paraná, em 09 de dezembro de 2025.


                SILVANO TORTELLI
                Prefeito

                  ANEXOI-QUADRODECARGOSDEPROVIMENTO EFETIVO

                   

                  CARGOS

                  PADRÃO

                  QUANTIDADE

                  JORNADA

                  AUDITOR    DA     RECEITA MUNICIPAL

                  6

                  01

                  40

                  TÉCNICOEMVIGILÂNCIA SANITÁRIA

                  5

                  01

                  40

                   

                   

                   
                                    

                   

                  ANEXOII-ORGANIZAÇÃO DASCARREIRAS POR CLASSE-

                   

                   

                  GRUPOOCUPACIONALPADRÃO6

                  Auditor da Receita Municipal

                  GRUPOOCUPACIONALPADRÃO 5

                  TécnicoemVigilância Sanitária

                   
                          

                  ANEXOIVATRIBUIÇÕES AUDITOR DA RECEITA MUNICIPAL

                  DescriçãoSumária:

                  Realizar atividades que envolvam: a fiscalização tributária de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços para assegurar a correta observância e aplicação da legislação tributária municipal; a fiscalização de obras em execução no Município para assegurar a correta observância do Código de Obras do Município, garantindo-se a aplicação dos padrões mínimos de segurança, higiene, salubridade e conforto das edificações no território municipal; e a fiscalização do cumprimento da legislação municipal pertinente a posturas, em matéria de higiene, segurança, ordem pública,bem-estarpúblico,funcionamentodeestabelecimentoscomerciais,industriaise prestadores de serviços.

                  DescriçãoDetalhada:

                  Fiscalizar, para fins de tributação, os estabelecimentos industriais, comerciais, prestadores deserviços, diversõespúblicas epessoasfísicas ejurídicas, contribuintesou não,quantoàpráticadeatividadessujeitasàfiscalizaçãomunicipal,atravésdoexamede mercadorias,livros,arquivos,documentos,papéiseoutrosnecessáriosparaaverificação da regularidade do licenciamento para o funcionamento e a correta inscrição quanto ao tipo de atividade desenvolvida, do recolhimento de tributos e taxas municipais, visando o cumprimento das normas legais pertinentes.

                  Executarcomandoslegais,notificandoe/ouautuandoocontribuinteouoresponsávelque exerceatividadesujeitaàfiscalizaçãomunicipalsemadevidalicença,comoos ambulantes e comerciantes em feiras livres ou logradouros públicos, para evitar fraudes e irregularidades que prejudiquem o erário público e o bem-estar social.

                  Proceder ao exame everificaçãodemercadorias,livrosfiscaise contábeis, notasfiscais, comprovantes de recolhimento de tributos, arquivos físicos e magnéticos, equipamentos de processamento de dados, papéis e/ou documentos comerciais e fiscais, e demais documentos necessários à fiscalização dos tributos municipais.

                  Notificareautuaroscontribuintesquecometeraminfraçãotributáriaeinformá-lossobre a legislação vigente, com o objetivo de regularizar a situação e garantir o cumprimento da lei.

                  Apreender livros, arquivos físicos ou magnéticos, equipamentos de processamento de dados, documentos, papéis, mercadorias etc, nos limites legais.

                  Proceder à constituição do crédito tributário do Município, quando o mesmo deva ser constituído de ofício.

                  Intimar o contribuinte ou responsável tributário a apresentar, perante a repartição fazendáriaouemjuízo,livros,arquivos,documentos,papéisetc,bemcomoinformações, comunicações, esclarecimentos ou comparecimento, no interesse da Administração Tributária.

                  Requisitar o auxílio da força pública estadual ou federal, civil ou militar, quando vítima deembaraçooudesacatonoexercíciodesuasfunções,ou,emdecorrênciadelas,quando seja necessário a efetivação de medidas previstas na legislação tributária, ainda que não se configure fato definido em lei como crime ou contravenção.

                  Fiscalizar a rede arrecadadora, os controles e comprovantes relativos à arrecadação de tributos municipais.

                  Expedir intimações, lavrar termos de início, de prorrogação ou término de fiscalização, de ocorrência, de verificação fiscal e de apreensão, bem como quaisquer outros procedimentos necessários à formalização da ação fiscal.

                  Verificar,emrelaçãoaoscontribuintesdoICMSestabelecidosnoterritóriodoMunicípio, aDeclaraçãodeInformaçõesEconômicoFiscal-DIEFeaapuraçãodovaloradicionado, com o propósito de assegurar a integridade dos valores pertencentes ao Município na arrecadação do referido tributo (CF/88, art. 156, IV).

                  Manter sigilo sobre suas atividades, na forma em que estabelecido pela legislação pertinente.

                  Proceder à cobrança dos tributos não pagos e à inscrição do correspondente crédito tributárioemDívidaAtiva,daqualprocede-seàemissãodotítuloexecutivoextrajudicial denominadoCertidãodeDívidaAtiva,queviabilizaoiníciodafasedecobrançajudicial, bem como encaminhar a documentação necessária para protesto das CDA’s, no cartório de protesto de títulos.

                  Efetuarlevantamentodosimóveispassíveisdetributaçãomunicipal,verificandoasáreas existentes, para inscrição e atualização cadastral.

                  Efetuar a vistoria nos imóveis em construção no Município, verificando se os projetos estão aprovados e com devido alvará da construção, se possuem o recuo obrigatório, efetuando as medições para comparar se as construções estão de acordo com as plantas aprovadas pelo Município.

                  Fiscalizareverificarreformasdeestabelecimentosresidenciais,comerciaiseindustriais, observando se possuem o alvará expedido pela prefeitura, visando o cumprimento das normas municipais estabelecidas e a repressão às construções clandestinas.

                  Fiscalizar serviços de demolição de construções, a fim de preservar a segurança e bem- estar da população.

                  Vistoriarosimóveisdeconstruçãocivilemfasedeacabamento,efetuandoadevida medição e verificando se estão de acordo com o projeto, para expedição do "habite-se". Providenciar,deconformidadecomaautoridadecompetente,oembargodeobrasiniciadas sem a aprovação ou em desconformidade com a planta aprovada.

                  Intimar, comunicar, notificar, embargar e autuar as obras que não estiverem de acordo com o Código de Obras do Município e demais regulamentos pertinentes.

                  Efetuar levantamento e verificações em imóveis para atualização do Imposto Predial e Territorial Urbano, a fim de assegurar a exatidão dos mesmos.

                  Executar medidas relacionadas às atividades de polícia administrativa municipal. Fiscalizar o cumprimento da legislação municipal pertinente a posturas, em matéria de higiene,      segurança,                  ordem            pública,  bem-estar  público,        funcionamento                      de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços.

                  Fiscalizar o horário de funcionamento dos estabelecimentos industriais e comerciais em geral, como plantões de farmácias e outros, para assegurar o cumprimento das normas legais.

                  Apurar as reclamações do público e denúncias quanto a problemas que comprometam o bem-estar, higiene, segurança e ordem pública, com referência às residências, bens públicos, estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviços, adotando providências como vistoria, inclusive de suas dependências, notificação e autuação das infrações constatadas, a fim de que se cumpram as disposições do Código Posturas.

                  Realizar diligências exigidas pelo serviço e para verificação das alegações dos contribuintes.

                  Apurar denúncias e exercer a fiscalização sistemática nas áreas tributária, obras e posturas.

                  Informarprocessosadministrativosrelacionadosàsuaáreade competência.

                  Auxiliarnaelaboraçãodeaçõesmunicipaisdeeducaçãoeorientaçãorelacionadasaoseu setor.

                  Elaborar relatórios e boletins estatísticos sobre suas atividades e manter a chefia permanentemente informada a respeito das irregularidades encontradas.

                  Auxiliaremestudosvisandooaperfeiçoamentoeatualizaçãodosprocedimentosfiscais. Fazer a operacionalização do Sistema Tributário informatizado.

                  Expedircertidõesedeclaraçõesrelacionadasaostributos,cadastroimobiliárioecadastro mobiliário/econômico.

                  Expediralvarádelocalização,funcionamentoeobras.

                  Receber e fazer a análise inicial de consultas, denúncias, impugnações e pedidos de restituição de tributos e outros.

                  Efetuarlançamentosdetributosmunicipais(Taxas,IPTU,ISS,ITBI,ououtroquevenha a substitui-los).

                  Manterorganizadoos registros,processose arquivosdoseu setor.

                  Em razão das atribuições do cargo, sujeitar-se a executar os serviços à noite, finais de semana e feriados.

                  Nãohavendomotoristadisponívelparaatendernecessidadededeslocamento,emcaráter excepcional,devidamentehabilitadoeautorizadopelaChefiaimediata,dirigirveículodo município para o estrito cumprimento das atribuições do cargo.

                  Executaroutrastarefascorrelatasdeterminadaspelosuperior imediato.

                  Requisitosparaprovimento:CursoSuperioremCiênciasContábeis,DireitoeEconomia.

                   

                  TÉCNICOEMVIGILÂNCIA SANITÁRIA

                  DentrodaSecretaria Municipalde Saúde

                  DescriçãoSumária:

                  Desenvolver trabalho educativo com indivíduos e grupos, realizando campanhas de prevenção de doenças, visitas e entrevistas, para preservar a saúde na comunidade. RealizarplanejamentodasaçõesquenorteiamosprocedimentosemVigilânciaSanitária, possibilitando a Gestão Plena de Atenção Básica, bem como a pactuação das ações de altaemédiacomplexidade. Programaratividades em Vigilância Sanitáriaem alimentos, cosméticos, medicamentos e correlatos, água para o consumo humano, radiações ionizantesedemaisprodutoseserviçosdesaúde.Participardanormatização,fiscalização e controle dos serviços de saúde de alimentos de origem animal nas instituições e empresas públicas e privadas.

                  DescriçãoDetalhada:

                  Programar e efetuar visitas domiciliares, seguindo plano preparado e de acordo com a rotina do serviço e as peculiaridades de cada caso, e difundir noções gerais de saúde e saneamento.

                  Inspecionar os estabelecimentos comerciais, feiras, bares e outros, adentrando no local para verificar a higiene.

                  Investigaroscasosesurtosrelacionadosaousodealimentos,produtoseserviçosdesaúde e de interesse à saúde.

                  AnalisarprocessoscomobrigatoriedadederegistrodealimentosjuntoaAnvisa. Participar da elaboração de planos e/ou projetos de contingência de agravos.

                  Participar e acompanhar o programa de controle de infecção em serviços de saúde. Inspecionar empresas fabricantes de cosméticos, produtos dehigienepessoal, perfumes, medicamentos, saneamento e farmácias.

                  Adotar medidas sanitárias pertinentes, frente ao recebimento de laudos laboratoriais. RealizarcoletadeamostraslaboratoriaiseinspeçõesdoProgramaEstadualLeitedas Crianças.

                  Regular a produção e comercialização de alimentos, no âmbito municipal, obedecendo aos padrões estabelecidos pelas legislações federal e estadual vigente.

                  Participardereuniões,treinamentosewebconferênciaspromovidaspeloEstadodo Paraná.

                  Realizar ações de vigilância ambiental como: coleta e análise de água para consumo humano, como determinado pela Portaria 518/MS, investigar os acidentes com animais peçonhentos e efetuar a identificação dos mesmos.

                  Realizarpalestrasevisitasdomiciliares,bemcomoverificacemitérioseborrachariaspara controle e prevenção de uma possível infestação pelos mosquitos transmissores de doenças.

                  Fiscalizar e controlar as atividades desenvolvidas nos ambientes de trabalho, que direta ou indiretamenteocasioneou possam vir aocasionarrisco ou danos àsaúde, àvida ou à qualidade de vida.

                  Informar aos trabalhadores e as entidades sindicais quando solicitado, da situação de saúde e das condições de risco no ambiente de trabalho.

                  Nãohavendomotoristadisponívelparaatendernecessidadededeslocamento,emcaráter excepcional,devidamentehabilitadoeautorizadopelaChefiaimediata,dirigirveículodo município para o estrito cumprimento das atribuições do cargo.

                  Executaroutrasatividadescorrelatasdeterminadas pelosuperior imediato.

                   

                  DentrodaSecretariaMunicipaldeAgriculturaeMeioAmbiente

                  DescriçãoSumária:

                  Desenvolver trabalho educativo com indivíduos e grupos, realizando campanhas de prevenção de doenças, visitas e entrevistas.

                  Participar do planejamento das ações que norteiam os procedimentos do Serviço de Inspeção Municipal.

                  Participar da normalização, fiscalização e no controle do abate, fabricações e manipulação de alimentos de origem animal nas instituições e empresas públicas e privadas.

                  Detalhada:

                  Colaborar com outros profissionais afins, para a identificação de surtos veiculados por alimentos contaminados, que causem baixas hospitalares, sejam veiculados por produtos de origem animal, ou através de manipuladores portadores.

                  Realizar as vistorias periódicas nos estabelecimentos que produzem alimentos, orientando, quando necessário, visto que as orientações não foram seguidas, no que diz respeito às condições de higiene do estabelecimento, seus utensílios ou manipuladores de alimentos.

                  Lavrar intimações, notificações e autos de infração no âmbito do Serviço de Inspeção Municipal SIM, fazendo uso da legislação vigente.

                  Acompanhar a equipe multidisciplinar que atestará o estado de sanidade de produtos de origem animal.

                  Auxiliar o Serviço de Inspeção Municipal a fim de compatibilizar com a legislação Estadual e Federal.

                  Executar tarefas afins, inclusive as previstas no respectivo regulamento profissional.

                  Requisitosparaprovimento:Ensinosuperiorcompletoemenfermagem,medicinaveterinária,medicina,biomedicina,farmáciaebiologia,comregistroativonorespectivo conselho de classe.